Curiosidade sobre o tema:
Considerando-se o alimento uma das necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano, a importância do desenvolvimento e manutenção da sua saúde, o panorama social, econômico, demográfico, epidemiológico e cultural do Brasil e do mundo contemporâneo, é fundamental uma visão crítica e criativa desse contexto em que vivemos e uma formação e atuação transdisciplinar de todos os profissionais que direta ou indiretamente contribuem para a qualidade de vida do ser humano.
Assim, tem-se a formação do engenheiro de alimentos focada no estudo do alimento, na sua produção, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos alimentícios (matérias-primas, embalagens, tecnologias, etc), em escala industrial; e, algumas das possibilidades da atuação desse profissional seria a fiscalização e o controle de qualidade e identidade de matérias primas e produtos alimenticios (alimentos e bebidas), com vistas à garantia dos direitos do consumidor.
Já a formação do nutricionista é focada no estudo dos componentes dos alimentos (macro, micronutrientes e outros) e suas finalidades e efeitos no organismo humano durante todo o ciclo vital; e, algumas das possibilidades de atuação desse profissional envolvem a promoção da saúde e a prevenção de doenças através da alimentação saudável e equilibrada, a educação e avaliação nutricional, o atendimento a pessoas e comunidades sadias e doentes.
Dessa forma, é primordial a adoção de uma visão holística do ser humano, em suas dimensões física, mental, emocional e espiritual. E há que se considerar que interagimos com o meio e experienciamos a vida neste mundo através do corpo físico, que expressa a vivência da sua imagem corporal: a imagem mental, tridimensional, da forma, contornos, sentimentos e crenças que cada pessoa tem, assim como os investimentos que faz ou deixa de fazer em si mesma.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
- Uma visão holística do ser humano
- Conceitos de Saúde, Nutrição (Comportamento Alimentar) e Imagem Corporal
- O contexto social, demográfico e epidemiológico atual
- Saúde, doença e os avanços tecnológicos nas últimas décadas
- A interface com a Engenharia de Alimentos
- Qualidade de vida
Mini currículo da palestrante
- Graduação em Nutrição pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo (1982).
- Especialização em Educação em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo (1986).
- Especialização em Psicossomática pela Faculade de Ciências da Saúde de São Paulo (2001).
- Mestrado e Doutorado em Ciências (Psicobiologia, Capes 7) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, (FFCLRP- USP- 2004, 2008).
- Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2015).
- Tem artigos científicos e capítulos de livros publicados. Atuou em pesquisa, docência, clínica e saúde pública por 37 anos. Atualmente é colaboradora do grupo de pesquisa Nutrição e Comportamento do Laboratório de Nutrição e Comportamento, do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.