Curiosidade sobre o tema:
O mercado de pipocas prontas para consumo e de sabores diferenciados e sofisticados invadiram o mercado brasileiro e estão despertando o interesse dos consumidores. Dependendo do modo de preparo e dos ingredientes adicionados, a pipoca pode ainda ser uma opção de lanche saudável e prática de consumo. A pipoca de milho, conhecida pela grande maioria, ganha versões ousadas no estilo gourmet e, além disso, outros cereais e grãos têm sido utilizados para o preparo de pipocas não convencionais.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer deliciosas pipocas doces e salgadas nas mais inusitadas formas.
Mini currículo das palestrantes:
Patrícia Dodorico: Mestranda do curso de Engenharia e Ciências de Alimentos da Unesp e está cursando Especialização em Gestão de Negócios pelo Senac.Bacharel em Engenharia de Alimentos no Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Tem experiência profissional na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Interesse em pesquisas: Bioquímica de Alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos, Alimentos Funcionais, Implementação de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.
Tuany Yuri Kuboyama Nogueira: Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015). Mestranda em Engenheira e Ciência de Alimentos, na Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Campus de São José do Rio Preto, desenvolvendo projeto na área de Frutas e Hortaliças.
Ellen Silva Lago Vanzela: Possui Graduação (2004) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, SP, Mestrado (2007) em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, e Doutorado (2011) em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, com Estágio no Exterior pela Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real, Espanha. Trabalhou durante 18 meses como Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - UFV, Minas Gerais, no Departamento de Tecnologia de Alimentos. Atualmente é Professora (Assistente Doutor II) do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São José do Rio Preto, São Paulo. Líder de Grupo de Pesquisa do Cnpq em "Alimentos com Propriedades Bioativas e Segurança Alimentar e Nutricional" Tem experiência na área de Agroindustrialização e Segurança Alimentar e Nutricional voltado tema de Ciência e Tecnologia de Alimentos, especificamente em química e bioquímica de alimentos de origem vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimas oxidorredutases, desenvolvimento de produtos derivados de frutas e hortaliças utilizando tecnologias sociais. Além de identificação e quantificação de compostos com propriedades bioativas nos produtos desenvolvidos.