Com temáticas mais específicas, tratam-se de cursos introdutórios com carga de quatro horas. Nesta edição, cada participante poderá se inscrever em dois diferentes minicursos.Na XXXII SEMANENG serão oferecidos 8 opções de minicursos, sendo eles:
Kauana Galhardo e Rafael Camargo
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Este minicurso abordará o processo de panificação industrial e o papel dos ingredientes em suas formulações, tanto na teoria quanto na prática (modelagem de Baguettes Francesas).
Mini currículo dos palestrantes:
Kauana Galhardo: Engenheira de Alimentos pela UFLA, com experiência em Panificação Congelada e vivência em Tecnologia de Alimentos (Universidade da Califórnia Davis – EUA), Indústria Cervejeira (Luisiana - EUA) e Indústria de Ingredientes de Panificação (EUROGERM Dijon – França).
Rafael Camargo: Técnico em Química e em Panificação, com experiência internacional. Especialização em Pães Rústicos pela France Panificação, 10 anos de atuação em Moinhos de Trigo e 8 anos em Ingredientes Tecnológicos
Thiago Hideyuki Kobe Ohe
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
O minicurso oferece uma introdução ao universo da bebida exclusiva e genuinamente brasileira, a cachaça. Serão abordados temas como: processo de produção, legislação, fatores que influenciam o perfil químico e sensorial da bebida, qualidade e P&D, biotecnologia, entre outros. Além da experiência de produzir uma boa cachaça durante o minicurso.
Mini currículo do palestrante:
Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2009), Mestre em Química pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2011) e Doutor em Química Analítica e Inorgânica pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo – USP (2016). Atualmente é Pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Química da UNESP no Laboratório de Sucroquímica e Química Analítica. Atua na área da química de alimentos e bioenergia.
Reginaldo Teodoro De Souza
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
No minicurso será apresentado cultivares de uva e manejo para diferentes fins: mesa e processamento (uvas passas, geleia, sucos e vinhos) sem entrar em detalhes sobre a elaboração de produtos.
Mini currículo do palestrante:
Universidade Estadual de Maringá (1986), atuando na extensão rural junto a cooperativas e empresas do noroeste do Est. Do Paraná, mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1997) atuando como professor de fitotecnia na Unioeste – Mal. Candido Rondon – Pr. Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Até 2005 ministrando disciplinas de Tecnologia de Aplicação e Matologia na UNIVAG – Varzea Grande – Mt. A partir de 2005 trabalha como pesquisador da Embrapa Uva e Vinho dando suporte ao programa de melhoramento de uvas e adaptação de cultivares para mesa e processamento em diferentes regiões do país e também com trabalhos relacionados a tecnologia de aplicação de agrotóxicos em videira e maçã.
Ronaldo Rossi
Mini currículo do palestrante:
É chef de cozinha autodidata, professor e consultor na área de gastronomia; especialista em cervejas, harmonizações com cerveja e desenvolvimento de receitas com utilização de cervejas; jurado de concursos cervejeiros; curador de eventos cervejeiros; colunista da Revista da Cerveja; criador e coordenador do Cervejocast e do canal Confraria do RR; idealizador do BeerCON; foi inventor da Cervejoteca, a mais antiga loja de cervejas de São Paulo.
Tais Fernanda Borgonovi
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
O minicurso de produção de leite fermentado probiótico inclui duas horas de aula teóricas com conceitos sobre probiótico e informações sobre os tipos de produtos e processo de produção de leite fermentado. Também inclui duas horas de atividades práticas, com o intuito de demonstrar a produção e análises básicas utilizadas para avaliação de leite fermentado. Serão elaborados: Leite fermentado natural, Leite fermentado com adição de fibras e Leite fermentado com adição de polpa de fruta.
AMIDO MODIFICADO
Flávia Villas-Boas,
Marília Gato Marim e
Márcia Maria de Souza Moretti
Flávia Villas-Boas, Marília Gato Marin e Márcia Maria de Souza Moretti
Curiosidade sobre o tema:
texto.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
texto
Mini currículo dos palestrantes:
Maurício Lauria Sandri: Bacharel em Química, Especialista em Indústrias de Cereais pela ENSMIC – École Nationale Supérieure de Meunerie et Industries Céréalières, Paris – França; possui 26 anos de atuação na área de cereais, sendo 17 anos em moagem de trigo e há 9 anos como Diretor da filial brasileira da empresa EUROGERM, especializada em ingredientes alimentícios para panificação.
Kauana Galhardo: Engenheira de Alimentos, com experiência em Panificação Congelada e vivência em Tecnologia de Alimentos (Universidade da Califórnia Davis – EUA), Indústria Cervejeira (Luisiana - EUA) e Indústria de Ingredientes de Panificação (EUROGERM Dijon – França).
EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS
Renata Canteiro (Embaquim)
Renata Canteiro (Embaquim)
Curiosidade sobre o tema:
Vocês sabem a diferença entre Sauce e Dressing? Os dois significam molho, mas aqui vai uma explicação da diferença. Sauce é um termo mais amplamente utilizado. E pode servir tanto para molhos doces como salgados.Já Dressing, geralmente se refere a uma mistura de óleo (oil), vinagre (vinager), ervas (herbs), maionese (mayonnaise) e temperos (spices), que é utilizado em saladas.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Os seguintes assuntos serão abordados para maionese, mostarda e ketchup:
Mini currículo das palestrantes:
Sarah Caraneiro Henriques: Formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás e pós graduada em Marketing e Inteligência Competitiva, com 6 anos de experiência em grandes Companhias, como Pepsico e KrafHeinz. Atualmente é coordenadora de Pesquisa e desenvolvimento na KraftHeinz, atuando em projetos tanto de Inovação como de melhoria de processo em diversas categorias. Na Pepsico atuou nas áreas de Produção, Controle de Processos e de Estoque e como Analista de P&D na BU Cookies, Crackers and Cereals.
Vanessa Tomé Faim: Analista de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Kraft Heinz.
MICROENCAPSULAÇÃO POR GELIFICAÇÃO IÔNICA
Poliana Moser e
Yuri Pessoa Lemos
Poliana Moser e Yuri Pessoa Lemos
Curiosidade sobre o tema:
A implementação de um programa de controle de qualidade de alimentos pode representar uma vantagem competitiva para a empresa, já que é possível “proteger” a imagem e reputação da empresa no caso de eventuais problemas. Um bom programa de qualidade de alimentos assegura o atendimento às normas vigentes, além de auxiliar no atendimento às expectativas dos clientes.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Durante o minicuro serão abordadas as seguintes questões:
Mini currículo da palestrante:
Bacharel em Engenharia de Alimentos/UFG. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFG. Especialista em Engenharia de Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos/IPOG. Auditora Interna ISO 9001/IFS FOOD. Supervisora da Garantia da Qualidade na Centro Oeste Laticínios. Experiência como Coordenadora e em desenvolvimento de equipes Food Safety, Gestão de Documentos, Assuntos regulatórios e Auditoria.