Complementando o leque de atividades, os participantes também terão a oportunidade de presenciar uma degustação,que envolve uma introdução básica teórica sobre o tema, seguida de degustação e análise do produto. Na XXXII SEMANENG serão oferecidas 6 opções:
Guilherme Lorencini Schuina e Mariana Dâmaris de Oliveira
Curiosidade sobre o tema:
Em tese, uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas e terceira bebida mais popular no mundo, a cerveja é o foco dessa degustação. Os palestrantes Guilherme Lorencini Schuina e Mariana Dâmaris de Oliveira, apresentaram as características das 4 maiores escolas de cerveja: alemã, inglesa, belga e americana, orientando a forma correta para a desgustação dessa bebida conhecida mundialmente.
Thales Giraldo
Curiosidade sobre o tema:
Na degustação, você perceberá aromas, texturas e sabores e descobrir muito mais do chocolate do que quando simplesmente o come, analisando todos os seus detalhes antes, durante e após seu consumo.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Haverá, primeiramente, uma abordagem sobre as matérias primas do chocolate, o processo de fabricação “Bean to Bar”, os atributos sensoriais característicos dos chocolates e as técnicas básicas de degustação. Então, será realizada a degustação e comparação de chocolates de diferentes origens, teores de cacau, processos e características.
Levi Pereira Lima e Rodrigo Marques da Silva
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Nesta edição a Semaneng trará uma incrível degustação de sorvetes artesanais! Com objetivo de aumentar o conhecimento dos participantes em relação aos sorvetes artesanais que vem cada vez tomando mais espaço no paladar e no dia a dia das pessoas, Levi Lima e Rodrigo Marques, representantes da marca Larole, prometem contemplar dois momentos: uma discussão sobre os paladares doce, azedo e amargo e em seguida uma degustação de alguns sorvetes da marca que remetem aos paladares. Dessa forma, serão contempladas além dos três paladares, alguns sabores exóticos, como por exemplo, queijo camember com geleia de pimenta. Desta forma a participação da Larole vem para abrilhantar nossa semana com seus sabores únicos de sorvetes artesanais e seus conhecimentos sobre a área.
Ellen Silva Lago Vanzela
Curiosidade sobre o tema:
Drageados são considerados snacks salgados ou doces que apresentam um centro de diferenciadas matérias-primas (frutos secos, castanhas, chocolates, etc) envolvidos por uma cobertura (açúcar, chocolate, farinha temperada, etc) que estão atraindo crescentemente o interesse dos consumidores devido a praticidade de consumo e inovação de sabores e cores.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Nesta degustação, os participantes terão a oportunidade de integração de conhecimentos teóricos e sensoriais, onde além da degustação de diversos tipos de drageados disponíveis no mercado, serão abordadas de forma breve as diferenças no processo tecnológico envolvido na produção de cada um dos drageados apresentados aos participantes.
Mini currículo da palestrante:
Possui Graduação (2004) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, SP, Mestrado (2007) em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, e Doutorado (2011) em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, com Estágio no Exterior pela Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real, Espanha. Trabalhou durante 18 meses como Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - UFV, Minas Gerais, no Departamento de Tecnologia de Alimentos. Atualmente é Professora (Assistente Doutor II) do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São José do Rio Preto, São Paulo. Líder de Grupo de Pesquisa do Cnpq em "Alimentos com Propriedades Bioativas e Segurança Alimentar e Nutricional" Tem experiência na área de Agroindustrialização e Segurança Alimentar e Nutricional voltado tema de Ciência e Tecnologia de Alimentos, especificamente em química e bioquímica de alimentos de origem vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimas oxidorredutases, desenvolvimento de produtos derivados de frutas e hortaliças utilizando tecnologias sociais. Além de identificação e quantificação de compostos com propriedades bioativas nos produtos desenvolvidos.
Maurício Bonatto Machado de Castilhos
Curiosidade sobre o tema:
Você sabe o que é um espumante? Basicamente, é o nome que se dá ao vinho que sofreu duas fermentações, sendo que, tanto a primeira, quanto a segunda, podem ocorrer na garrafa ou em cubas de inox.
Uma das características mais nítidas nesta bebida são as borbulhas naturais, que nada mais são do que gás carbônico, denominadas de perlage. Quanto menores, mais persistentes e em maior quantidade se apresentarem, por exemplo, melhor é a bebida.
O espumante é caracterizado por uvas especiais, consideradas ideais para originar o perlage. A cada região elas mudam conforme o terroir (conjunto de características climáticas, de solo e geográficas) e as tradições locais.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
CAFÉ
Loraine Barcha Garutti
Loraine Barcha Garutti
Curiosidade sobre o tema:
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Serão compartilhadas breves informações sob os aspectos gerais na produção de café tradicional e especial no ponto de vista da matéria-prima inicial à mesa do consumidor, seguido de degustação do café especial e do tradicional. O propósito da degustação do café é avaliar e comparar sensorialmente a diferença marcante entre as amostras e avaliar a capacidade sensorial de cada pessoa individualmente.
Mini currículo do palestrante:
Possui graduação de Engenharia Química pela FEI, título de Doutor e Mestre pela USP e Pós doutorado pela UNICAMP. Além de formação de Barista e Bartender pelo Senac.
É pesquisador colaborador da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da UNICAMP.
Ministrou aula de tecnologia de café para os graduando da FEA. Ministra curso de café para a SEMALIM (Semana de Engenharia de Alimentos) da UNICAMP (Campinas/SP) desde 2010 até atualmente. Ministrou palestra e curso de café para o Curso de Gastronomia da Policamp (Campinas/SP), Faculdade de Jaguariúna (Jaguariúna/SP) , Faculdade MaxPlank (Indaiatuba/SP) e UNIPINHAL (Espírito Santo do Pinhal/SP), e para Semana de Engenharia da FACENS (Sorocaba/SP), da UNIMEP (Santa Bárbara do Oeste/SP) e Semana de Tecnologia da FATEC (Capão Bonito/SP).