Com temáticas mais específicas, tratam-se de cursos introdutórios com carga de quatro horas. Nesta edição, cada participante poderá se inscrever em dois diferentes minicursos.Na XXXIII SEMANENG serão oferecidos 8 opções de minicursos, sendo eles:
Profª. Drª. Ana Carolina Conti e Silva
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
O minicurso sobre “Extrusão termoplástica - Processo e Aplicações” abordará o funcionamento e as condições de processo para obtenção de produtos a partir de matéria primas amiláceas e proteicas. Ainda, alternativas para a melhoria do valor nutritivo de produtos extrusados serão apresentadas.
Mini currículo da palestrante:
Nutricionista pela USP em 2002. Concluiu o Doutorado Direto em Saúde Pública com área de concentração em Nutrição em 2008 e o Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos em 2009, ambos pela USP e na área de extrusão termoplástica. É Livre-Docente em Análise Sensorial de Alimentos pela Unesp. É professora adjunta da Unesp, e atualmente ministra aulas de “Análise Sensorial de Alimentos” e “Princípio Gerais de Nutrição” para a Graduação e “Análise Sensorial de Alimentos” para a Pós-Graduação. Tem experiência científica em análise sensorial, extrusão termoplástica e desenvolvimento de novos produtos.
Profª. Drª. Ana Lúcia Barretto Penna
Mini currículo da palestrante:
Possui graduação em Engenharia de Alimentos, Mestrado e Doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, área de Tecnologia de Alimentos pela FCF/USP. Realizou pós-doutorado na área de Engenharia de Alimentos na Washington State University - USA (2004) e na área de Microbiologia na Università Degli Studi di Parma - Itália (2010). É livre-docente em Tecnologia de Leite e Derivados e ocupa o cargo de Professor Associado no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP. Atua na área de Tecnologia de Produtos Lácteos, principalmente em produtos lácteos funcionais, leites fermentados, produtos lácteos de baixas calorias, produtos probióticos e bactérias acidoláticas.
Profª. Drª. Ellen Silva Lago Vanzela
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Tecnologia de fabricação de barras de cereais utilizando coprodutos da indústria de alimentos
Levando em consideração a problemática envolvendo a geração de resíduos industriais e suas consequências para a degradação do meio ambiente, torna-se imprescindível desenvolver opções para transformar resíduos em coprodutos aptos para reuso pela indústria de forma a reduzir custos de operação e aproveitar o potencial destes materiais. A indústria de processamento de frutas gera grande montante de resíduos que apresentam ainda grande concentração de compostos com propriedades bioativas com potencial para uso como ingredientes. Neste sentido, o curso abordará tendências de mercado, legislação, principais coprodutos potenciais, aditivos e ingredientes e etapas de processamento de barras de cereais contendo coprodutos gerados da indústria processadora de frutas. O curso oferecerá aula prática na planta piloto de barras visando aplicabilidade dos conceitos apresentados na aula teórica.
Mini currículo da palestrante:
Possui Graduação (2004) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, SP, Mestrado (2007) em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, e Doutorado (2011) em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, com Estágio no Exterior pela Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real, Espanha. Trabalhou durante 18 meses como Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - UFV, Minas Gerais, no Departamento de Tecnologia de Alimentos. Atualmente é Professora (Assistente Doutor II) do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual Paulista - UNESP, São José do Rio Preto, São Paulo. Líder de Grupo de Pesquisa do Cnpq em "Alimentos com Propriedades Bioativas e Segurança Alimentar e Nutricional" Tem experiência na área de Agroindustrialização e Segurança Alimentar e Nutricional voltado tema de Ciência e Tecnologia de Alimentos, especificamente em química e bioquímica de alimentos de origem vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimas oxidorredutases, desenvolvimento de produtos derivados de frutas e hortaliças utilizando tecnologias sociais. Além de identificação e quantificação de compostos com propriedades bioativas nos produtos desenvolvidos.
Matheus Rocha Monteiro de Barros (Black & Flag)
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
O economista austríaco Joseph A. Schumpeter (1883-1950), diz que a nossa sociedade atual tem como uma inerente força, o processo de destruição criativa. Essa força reside no principio do desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; resumindo, trata-se de inovação. Com isso surge a figura do empreendedor, sendo aquele que vê o que ninguem vê, o que busca o novo. Matheus Rocha Monteiro de Barros irá explorar este tema tão atual, contando um pouco sobre suas experiencias e sobre o perfil de um empreendedor.
Renata Canteiro (Embaquim)
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Pensando cada vez mais no bem estar do meio ambiente, a indústria vem trazendo diversas novidades, uma delas são as chamadas embalagens sustentáveis. Elas entram como uma forma de reduzir os danos causados pelos descartes. A SR Embalagens, respeitada empresa no ramno de embalagens, irá trazer um pouco sobre esse tema tão atual e importante.
Rodrigo Souza Buissa (Daxia Ingredientes e Aditivos)
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Um dos sentidos que participam da alimentação é a visão. É por meio dela que iremos obter o primeiro contato com o nosso alimento, ou seja, é de muito importância a aparência do mesmo. Observando esta importância e a tendência da utilização de produtos naturais, com características naturais e apelo saudável, a Daxia Ingredientes e Aditivos, há mais de 20 anos no mercado de fornecimento de aditivos químicos, irá trazer um pouco sobre o tema de Corantes Naturais.
Érica Barbosa
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
O minicurso abrange dados do mercado cervejeiro, conceitos de marketing, ferramentas de comunicação e cases de sucesso de cervejarias, bares e brewpubs.
Mini currículo da palestrante:
Fundadora do Marketing Cervejeiro: Bacharel em Marketing com pós em Marketing Digital pela ESPM, formação executiva em Gestão da Inovação pela FGV, extensão em Jornalismo Gastronômico pela FACHA e programa do Harvard Business Review. Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte / Doemens, Mestre em Estilos pelo ICB e Bartender pelo Senac, com cursos de Harmonização, Análise Sensorial, Homebrewer e Tecnologia em Processos Cervejeiros pelo Science of Beer. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas artesanais do RJ e Gestora de Inbound Marketing no e-commerce The Beer Planet. Criou os cursos Marketing de Cerveja e Coquetelaria Cervejeira, ambos pioneiros no Brasil.
Rodrigo Loschi (Max Titanium)
Sobre como será desenvolvido na SEMANENG:
Visto o aumento de produtos que sejam saborosos, e que ao mesmo tempo ofereçam disposição física e mental, a Max Titanium, pioneira no mercado de suplementos alimentares no Brasil, irá trazer temas como nutrição, assim como, explicar a importância de suplementos na dieta alimentar.