Há 27 anos, o campus da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP), localizado na cidade de São José do Rio Preto/SP, sedia a Semaneng (Semana de Engenharia de Alimentos).
A ser realizado este ano de 8 a 13 de setembro, trata-se de um evento acadêmico sem fins lucrativos, realizado com a colaboração de indústrias do segmento alimentício, empresas, pesquisadores, instituições nacionais e profissionais especializados no mercado mundial, que valorizam e apoiam a formação de jovens profissionais.
Esse evento tem como objetivo aproximar o estudante universitário do mercado de trabalho e de novas tecnologias que muitas vezes estão distantes das salas de aula. Além de desenvolver nos alunos participantes da comissão a capacidade de organização, o senso crítico de colaboração, o trabalho em equipe, etc., conceitos de fundamental importância para a formação pessoal e profissional dos mesmos.
Durante a SEMANENG acontecem minicursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, oficinas, visando sempre à atualização técnica e mercadológica dos participantes, entre outros objetivos. Ainda, conta com seis festas que tem por finalidade deixar o evento mais animado e promover a integração dos participantes.
Com isso a SEMANENG vem contribuindo para uma formação sólida dos estudantes, consolidando ainda mais o curso de Engenharia de Alimentos da UNESP, classificado como “cinco estrelas” pelo Guia do Estudante – Editora Abril Cultural, como um curso de excelência na área, inserindo profissionais cada vez mais capacitados no mercado de trabalho.
A organização do evento está sob a direção e responsabilidade de alguns alunos regularmente matriculados no curso, contando com a colaboração de professores doutores, técnicos em várias áreas e colaboradores do Instituto.
Como o próprio tema da XXVIII Semaneng - “Alimentando Conhecimentos, Degustando Sabedoria” - sugere, venha ampliar seus horizontes e descobrir tudo o que há por trás de um bom Engenheiro de Alimentos.
Sua participação é fundamental para a viabilização e SUCESSO do evento!